A história dos coturnos e a evolução dos sapatos nos pés das mulheres

Publicidade:

Práticos, com certa rusticidade, bonitos, com modelos diversificados, os coturnos são sapatos que possuem uma história bem interessante desde a sua concepção e origem até os dias de hoje. Eles podem ser vistos nos pés de mulheres de diversas idades e com diferentes estilos – guardados os devidos modelos. Muito usados na década de 1980, por conta do movimento punk, hoje podem ser vistos de maneira democrática pelas ruas de todo o mundo.Coturno-História Originário do sapato ankle boot – que era de amarrar e tinha bicos arredondados, os coturnos surgiram no começo do século XX, e foram idealizados especialmente para serem usados por soldados que iam para a guerra. Tanto é verdade que, o nome desse modelo de sapato, do inglês, traduz-se como “botas de combate”, já que provêm de combate boots.

De acordo com os historiados, os primeiros coturnos, além de feios, eram ainda desconfortáveis. Isto porque não havia uma distinção entre os pés direito e esquerdo dos combat boots. Para que a adaptação os combat boots se desse, os soldados tinham de esperar até que o material dos sapatos se moldasse aos pés deles. Os pés ficavam repletos de bolhas,  cheios de calos e, até mesmo com algumas feridas.Coturnos-na-Guerra Perto da época da Segunda Guerra Mundial, os coturnos já tinham alcançado as características que apresentam hoje. Material resistente, distinção entre os pés direito e esquerdo, de amarrar, solado resistente, portanto, muito parecidos com o que há no mercado.

Publicidade:

►►►  Aposte em vestidos com decote de um ombro só

No entanto, os combat boots deixaram os campos de guerras (mas continuam sendo os sapatos oficiais dos soldados), e ganharam as ruas. Passaram a ser os queridinhos do mundo fashion, em particular durante os anos 1970, com o surgimento do movimento Punk. Isto porque este modelo de sapato não costuma ser o mais caro da lista e, os pertencentes ao movimento punk, de maneira geral eram jovens que não poderiam pagar muito por um sapato. A ideia do universo fashion punk era aliar rusticidade, agressividade a um custo baixo.Mulher-Usando-CoturnoE foram diversas as bandas que ajudaram a promover o uso dos coturnos: The Clash, Ramones, Sex Pistols. Os músicos rebeldes usavam jaquetas de couro, calças rasgatas e coturnos.

O coturno passou a ser uma peça mais refinada com a ajuda da marca Dr. Martens, que inclusive, é uma das queridinhas das famosas.

Hoje o coturno é uma peça democrática, que é largamente usada pelas mulheres.

►►►  Dicas de como usar a estilosa calça saruel

 

Você também vai gostar desses...