Atividade Pedagógica: Descobrimento do Brasil

Publicidade:

 

Em 1500, uma expedição organizada pelos portugueses à pedido do Rei Dom Manuel, comandada por Pedro Álvares Cabral, tinha como objetivo repetir o feito histórico de Vasco da Gama e chegar às Índias. Eles eram responsáveis por buscar metais preciosos como ouro, prata e especiarias.

Publicidade:

Não se sabe bem ao certo porque Cabral se desviou tanto assim de sua rota marítima original, apenas se sabe que se não fosse isso, os portugueses não teriam descoberto as terras do que seria posteriormente denominado Novo Mundo.

No dia 22 de abril do mesmo ano, ouviam-se gritos de “Terra à vista”. Avistavam um monte, que acabou recebendo o nome de Monte Pascoal, pois a data se aproximava da Páscoa. O nome dado à terra descoberta após a chegada em solo firme, foi de Terra de Santa Cruz, onde atualmente está sediada a cidade de Porto Seguro, na Bahia. O nome definitivo Brasil, só veio após muito anos, e foi dado devido a enorme quantidade de pau-brasil, uma árvore típica encontrada no litoral.

►►►  Atividade Pedagógica: Dia da Mulher

Pero Vaz de Caminha,escrivão desta expedição, enviou uma carta para o rei de Portugal onde descrevia com detalhes a longa viagem, a terra descoberta e os nativos que ali encontraram. Essa carta é um importante documento histórico para o Brasil e para o mundo.

O primeiro contato com a população que habitava as terras, aconteceu no dia 23 de abril. Os índios Tupiniquins, de origem tupi-guarani, habitavam todo o litoral sul da Bahia. Os indígenas não reconheceram os animais que os navegadores traziam, apenas um papagaio que o capitão trazia consigo. Os estrangeiros ofereceram comida e vinho, porém os nativos rejeitaram. A curiosidade foi maior pelos objetos não reconhecidos por eles, como por exemplo umas contas de rosário, porém a surpresa maior foi dos portugueses, pelos índios conhecerem tão bem as pedras preciosas que eles levavam.

Frei Dom Henrique de Coimbra foi o celebrante da primeira missa, que se realizou no dia 26 de abril de 1500. E acreditem, era domingo de páscoa. Não apenas compareceram os comandantes e suas tripulações, como também muitos nativos curiosos atraídos pelo ritual desconhecido. Logo após a missa, apenas dois dias depois, a frota de Cabral rumou para as índias, seu objetivo inicial. Mas, enviou um dos navios da frota novamente para Portugal, com as cartas de Caminha.

►►►  Como Tornar as Aulas Mais Dinâmicas na Pré Escola

Para desenvolver o sentimento patriótico nas crianças, elas devem conhecer a história, que pode ser trabalhada em formato de conto, desenhos ou colagens.

Atividade-Descobrimento-do-Brasil Atividade-Sobre-Descobrimento-do-Brasil Aula-Sobre-o-Descobrimento-do-Brasil Descobrimento-do-Brasil Descobrimento-do-Brasil-Assinalar Descobrimento-do-Brasil-Atividade Descobrimento-do-Brasil-Atividade-de-Recorte Descobrimento-do-Brasil-Atividade-Para-a-Aula Descobrimento-do-Brasil-Atividade-Pedagógica Descobrimento-do-Brasil-Pintar Descobrimento-do-Brasil-Povos Pintar-Descobrimento-do-Brasil

Você também vai gostar desses...