Atividade Pedagógica: Ensinando o Alfabeto

Publicidade:

 

O primeiro passo para o aprendizado do alfabeto é o reconhecimento das letras. Reconhecer o nome de cada letra é muito importante, pois em muitos casos, elas indicam os sons que cada símbolo representa na escrita e também facilitam o reconhecimento da forma gráfica e da ordem alfabética.

Para um aprendizado eficaz, o ideal é que cada letra seja desenvolvida por vez. De preferência, uma letra a cada semana. Além do formato de ensino convencional, a utilização de atividades lúdicas também facilita que as letras sejam assimiladas.

Existem diversos exercícios que auxiliam nesse aprendizado. Aqui apresentamos algumas sugestões para utilização em sala de aula:

– Contorno ou Pontilhado: a letra deve ser desenhada no sistema de contorno ou pontilhado para que a criança preencha com o lápis.

– Massinha de modelar: a criança deve desenhar a letra utilizando massinha de modelar em cima de uma folha com o contorno da letra desenhado.

– Completar: uma ficha para cada letra, com um desenho cujo nome comece com a mesma. Porém, a letra não deve estar preenchida, pois deverá ser preenchida pela criança.

►►►  Atividades com música para as crianças

– Alfabeto ilustrado: pode ser confeccionado em EVA, feltro e papel cartão. Existem opções fabricadas em MDF à venda e que são mais duráveis. Suas figuras podem ser de um mesmo tema, como por exemplo animais ou nomes de alimentos, temas variados, ou até mesmo com personagens como a Turma da Mônica ou a Galinha Pintadinha. As letras podem estar representadas em letras cursivas e/ou bastão.

– Recortes: a criança deve procurar e indicar a letra solicitada em uma revista para que a mesma seja recortada e colada na ficha correspondente.

Publicidade:

– Desenhos no chão: o alfabeto deve ser desenhado no chão com giz e o professor pede para que as crianças se posicionem em cima da letra correspondente à inicial do próprio nome.

– Jogos: existem diversos jogos que auxiliam o aprendizado das letras como forca, detetive (em que uma criança escolhe uma letra e as outras devem descobrir qual a letra escolhida), bingo de palavras, jogo da memória com letras, caça-palavras e muitos outros.

►►►  Atividade Pedagógica Sobre o Carnaval

O importante é que a memorização das letras seja de forma gradual e leve para as crianças, para que elas sejam capazes de diferenciar as letras dos demais sinais gráficos e sistemas de representação, além de possibilitar o desenvolvimento do conceito de letras e as suas possíveis combinações.

Alfabeto-C Alfabeto-Caligrafia Alfabeto-Colorir Alfabeto-Com-Desenhos Alfabeto-Consoantes Alfabeto-Copie-ao-Lado Alfabeto-Minúsculo-e-Maiúsculo Alfabeto-Siga-os-Pontinhos Aprender-o-Alfabeto Ensinando-o-Alfabeto Ensinar-o-Alfabeto Pintar-o-Alfabeto

Você também vai gostar desses...