Atividade Pedagógica Sobre o Carnaval

Publicidade:

O Carnaval é reconhecido mundialmente como uma das mais populares manifestações culturais brasileiras.A festa, que dura quase uma semana inteira, tem origem nas celebrações que aconteciam na Europa, com direito à desfiles urbanos e bailes, com muitas pessoas mascaradas e fantasiadas. No Brasil, os primeiros blocos carnavalescos surgiram no final do século XIX, com muitas pessoas fantasiadas e carros decorados. A partir do século XX, as marchinhas se popularizaram, bem como os desfiles temáticos de escolas de samba.

Atualmente, os brasileiros contam com muitas opções de festas distribuídas por todos os cantos do país como bailes com marchinhas, blocos de rua, trios elétricos, grupos de frevo e desfiles de escolas de samba.

O Carnaval deve ser apresentado para os estudantes para que eles aprendam a valorizar nossas manifestações culturais e sua influência na cultura brasileira. Em quase todos os anos, a semana de Carnaval costuma coincidir com a primeira semana de aulas e dedicar este período ao tema, torna a adaptação das crianças mais leve e fácil. São tantas opções de atividades relacionadas ao Carnaval que é muito fácil preencher todos os dias da semana.

►►►  Atividade Pedagógica: tampas variadas, velcro e diversas cores

O professor pode começar contando a história da festa, desde os bailes de máscaras europeus, passando pelos blocos carnavalescos até os desfiles que as crianças costumam ver na televisão. E pode terminar o dia com um baile de máscaras confeccionadas pelos próprios alunos com materiais reciclados, EVA ou cartolina, além deglitter e purpurina.

Outra opção é o professor propor a confecção de um painel com recortes de revistas, com imagens relacionadas ao tema. Ou também é possível solicitar que os alunos pintem desenhos, com personagens típicos como o Arlequim, a Colombina, o Pierrô ou o Rei Momo.

As marchinhas tradicionais também podem ser apresentadas, como por exemplo: “Mamãe, eu quero!”, “Abre-alas”, “Aallah-La-ô”, “Me dá um dinheiro aí”, “Cachaça”, “Cabeleira do Zezé”, “Aurora” e “A jardineira”.

Também existem as músicas infantis como “Pirulito”, “Pirata da perna de pau”, “Chiquita Bacana” e “Sassaricando” que podem ser trabalhadas com os alunos da educação infantil.

Os diferentes ritmos musicais como o frevo pernambucano e o tradicional samba também podem ser mostrados para as crianças, além da possibilidade de promover um baile de carnaval para que os alunos aproveitem fantasiados (em que também permite que sejam apresentadas as fantasias mais comuns). Também é válido caprichar na decoração do local, com direito à confete e serpentina.

Publicidade:

►►►  Desenvolva seus alunos com fantoches

Atividade-Pedagógica-de-Carnaval Atividade-Pedagógica-de-Carnaval-Bacana Atividade-Pedagógica-de-Carnaval-Cabeleira-do-Zeze Atividade-Pedagógica-de-Carnaval-Com-Pintura Atividade-Pedagógica-de-Carnaval-da-Monica Atividade-Pedagógica-de-Carnaval-Desenho Atividade-Pedagógica-de-Carnaval-Pintar Atividade-Pedagógica-Para-o-Carnaval Atividade-Pedagógica-Para-o-Carnaval-Marchinha Atividades-Pedagógica-de-Carnaval Divertida-Atividade-Pedagógica-de-Carnaval Marchinha-de-Atividade-Pedagógica-Para-o-Carnaval

Você também vai gostar desses...