Camélias, as flores da família theaceae

Publicidade:

De nome científico Camelliajapônica, as camélias são flores ornamentais conhecidas também como japoneiras. Pertencente à família das  theaceaes, podem ser classificadas de diferentes maneiras, tais como:  arbustos, árvores, árvores ornamentais, cercas vivas. Vivem bem em climas mediterrâneo, subtropical, tropical e temperado. São originárias dos países asiáticos, podendo ser mais fortemente encontradas no Japão, Coreia do Sul, China e Coreia do Norte. A altura das camélias fica entre 1.2 a 3.6 metros, apreciam meia sombra, assim como sol pleno. O ciclo de vida das camélias é perene.

Publicidade:

Há uma grande variedade de camélias naturais, assim como as formas híbridas. São flores muito versáteis, e também podem ser utilizadas como arbusto ou arvoreta. São muito popular, sendo cultivadas no mundo todo, tanto em climas tropicais, como temperados. Seu tronco é lenhoso e suas folhas são elípticas, cerosas e coriáceas, serrilhadas ou denteadas. Suas flores solitárias, podem ser de diversos tipos, podendo ser grandes ou pequenas, simples ou dobradas, de diversas cores, sendo que as mais comuns são as brancas, as róseas e as vermelhas, e não são raras as bicolores.

►►►  Flores ornamentais usadas na medicina

As camélias têm flores muito vistosas e de cores muito exuberantes, mesmo quando se trata das mais comuns, como branco, amarelo (obtido apenas por meio do processo de hibridização), vermelho, rosa e algumas ainda são matizadas. Suas pontas em geral são cerrilhadas ou denteadas, e algumas flores atingem o tamanho da palma da mão. Algumas espécies das camélias são cultivadas para obtenção de chá, e segundo especialistas na flor, este tipo de comércio movimenta milhões de dólares anuais.

Vale ainda salientar que a utilização paisagística das camélias é ampla, adequando-se a jardins europeus, orientais e contemporâneos. A época de sua floração varia de acordo com o clima em que está inserida, podendo ocorrer desde o outono/inverno até durante ano todo em regiões mais quentes.

As camélias possuem beleza muito rara entre as flores e se forem cultivadas de modo adequado, podem sobreviver por muito tempo. As camélias são flores que subtropical desenvolvem-se muito bem em locais onde haja muita luz, porém, deve-se ter o cuidado de que bata diretamente nas pétalas, para não queimá-las. Elas precisam de poucas horas diretamente no sol. Se o local do cultivo for muito quente e ensolarado, o ideal é que elas sejam plantadas à sombra.

►►►  Como cultivar lavanda

As camélias devem ser cultivadas em ambientes mais frios e úmidos, por conta das suas propriedades naturais. Podem ser usadas para a decoração em apartamentos, mas para tanto,  é necessário o cuidado de não deixá-las expostas à luz forte ou em ambientes da casa que sejam muito quentes.

Bela-Camélia-Rosa Camélia-Botão Camélia-Branca Camélia-Cor-de-Rosa Camélia-Flor Camélia-Linda Camélia-Maravilhosa Camélia-Maravilhosa-Flor Camélia-Rosa Camélia-Rosa-Claro Camélia-Rosa-Forte Camélia-Rosa-Maravilhosa Camélias Divina-Camélia Flor-Camélia Linda-Camélia-Rosa-Claro

Você também vai gostar desses...