Como cuidar de recém nascido nos primeiros dias

Publicidade:

Veja como cuidar do bebê recém-nascido:

Logo depois do nascimento do bebê, muitas mães imaginam sua vida sendo paparicadas e ajudadas pela família ou pelo marido, e o trabalho compartilhado da casa e do bebê fica muito mais fácil quando a responsabilidade não cai toda nos ombros da mãe. Mas infelizmente muitas mães não têm a sorte do auxílio de parentes ou do marido em casa.

Publicidade:

Mães solteiras, mães que moram longe dos pais, ou com marido que trabalha demais. Essas terão que acostumar com a rotina e empregar seus truques aos poucos, para que a vinda do bebê não cause sofrimento e nervosismo por parte da mamãe.Cuidar-de-Recém-Nascido Será que vou conseguir?

O primeiro passo é um olhar positivo para a situação. Aposte no seu amor pelo bebê, lembre-se do esforço do parto ou dos meses de gestação. Pensar nisso te fará lembrar de que você pode passar por muitas situações difíceis, simplesmente porque é forte o bastante. Essa motivação será essencial para aguentar os momentos mais difíceis já que eles virão em breve. Não é fácil alternar entre tarefas tão desgastantes e demoradas, com uma criança completamente dependente de você e tendo que adivinhar o que ela sente, ou o motivo do choro.

►►►  Como preparar a malinha do bebê para o dia do nascimento

Serão tempos de superação para a mamãe guerreira, mas que se sentido com orgulho e oferecidos com dedicação, serão lembrados com muito carinho no futuro e serão um trampolim para qualquer outro desafio que essa mulher passar na sua vida. Por isso, cabeça erguida e mãos à obra.Recém-NascidoComo determinar prioridades?

Não há como fazer uma lista de afazeres e cumpri-la à risca nos primeiros dias. É preciso alguns dias de adaptação pós-hospital e sentindo o ritmo do bebê. Quando você determinar as tarefas diárias mais rápidas e que podem ser combinadas com o cuidado do pequeno, tente realizar uma composição diária dessas tarefas. O tempo de sono da criança, o tempo de preparação da comidinha, o tempo de refeição da mãe(que é essencial para o conforto e bem-estar de ambos), e as tarefas que podem ser feitas semanalmente ou quinzenalmente. Essa organização será essencial para a sobrevivência da mamãe.

Se o bebê estiver chorando demais e atrapalhando se sono, dedique-se a descobrir o motivo. Uma criança confortável e se sentindo bem é uma criança com sono contínuo. Por isso, outra dica essencial é conversar com mães mais experientes que você. Se a sua mãe não estiver por perto, ou outro parente que possa te auxiliar, há fóruns de discussão na internet, como o e-familynet, em que as mães conversam e trocam experiências. Esses fóruns são muito importantes para as mães de primeira viagem perceber que cuidar do bebê sozinha é muito possível, e que há outras mães passando pelo mesma descrença e exaustão corporal e mental.

►►►  Como escolher uma boa babá?

 

Você também vai gostar desses...