Como fazer higiene bucal do bebê

Publicidade:

Toda mãe seja ela de primeira viagem ou não, está sempre atenta a saúde de seus filhos. Desde a gestação, a mãe zela com muito carinho pelo bebe e os cuidados se estendem dos primeiros dias até o resto da vida.

Entre os principais cuidados que devemos ter com os pequenos, a higiene é sem duvida o mais importante deles. Afinal, a higiene feita corretamente pode afastar possíveis doenças e outros problemas.Higiene-Bucal-em-Bebê A higiene bucal ao contrario do que muitas pessoas pensam, deve ser feita desde os primeiros dias de vida. Todos sabem da importância nutricional do leite materno, inclusive para a saúde bucal, pois é através da amamentação que o bebe aprende a respirar pelo nariz e movimentar a mandíbula através da sucção do leite, desenvolvendo os músculos faciais.

A limpeza bucal do recém nascido é bem simples e rápida de fazer. Basta uma gaze limpa ou uma fralda umedecida em água limpa. A mãe deve envolver o dedo na gaze ou fralda e passar sobre a gengiva do bebe para retirar os resíduos do leite.Higiene-Bucal-no-BebêOs primeiros dentes começam a dar sinal a partir do sexto mês de vida, a higiene bucal deve continuar sendo feita da mesma maneira anterior.

►►►  Malefícios do cigarro para quem deseja engravidar

Apenas a partir dos 18 meses, quando nascem os primeiros molares a higiene deve ser alterada e passar a ser feita com uma escova dental infantil, mas lembre-se que o uso da pasta ou creme deve ser evitado. O uso do creme dental na escovação só deverá ser feito a partir dos 2 anos de idade.

Muitas mães esperam muito para levar seus filhos a primeira visita ao dentista, a atitude mais correta é que a mãe procure um profissional ainda na gestação, para que ele a aconselhe corretamente sobre a saúde bucal dos bebes. Depois do nascimento a mãe deve levar seu filho ao dentista com cerca de 6 meses, pois é nesse período que começam a nascer os dentes. Nesses casos, o odontopediatra é o profissional mais habilitado para o atendimento.

Publicidade:

 

Você também vai gostar desses...