Como surgiu o vestido de noiva?

Publicidade:

Vestidos fazem parte da história e fazem parte da história das mulheres. Não dá para pensar na palavra vestido e não associá-lo diretamente com a figura de uma mulher. Os vestidos são clássicos, icônicos – alguns emblemáticos – além de versáteis e muito democráticos. Alguns modelos de vestidos, como os de noiva, costumam ser o mais desejado por muitas mulheres até os dias de hoje. No entanto, nem todas as mulheres que desejam ter um vestido de noiva – ou quase nenhuma – conhece a história e origens desse tipo de vestido.

A história e origem de vestidos de casamento estão diretamente ligadas à história e tradição da própria origem do casamento, que surgiu com o objetivo de legalizar um núcleo familiar: o que serviria para a legitimação dos filhos e da herança, o estabelecimento de alianças entre famílias e clãs ou a reunião e troca de bens e riquezas. Por conta disso, vale dar uma dica inicial: o vestido de noiva nunca esteve associado, em suas origens à visão romântica que se desenvolveu ao longo de alguns séculos. Vale lembrar que em alguns povos o casamento era contrato comercial e não prova de amor eterno. Durante muito tempo, e por sua importância socioeconômica, os casamentos não estiveram ligados ao preceito de amor, que poderia e muito atrapalhar os consórcios que se estabeleciam.História-Vestido-de-Noiva Como a cerimônia do noivado também era frequentemente celebrada com uma solenidade comparável à do casamento e o contrato especificava detalhadamente os deveres e responsabilidades das partes, em grande parte, os casamentos nem eram celebrados pelos noivos, mas sim entre os pais, que respondiam por seus filhos ainda pequenos ou nem mesmo nascidos. É o caso costumeiro que ainda perdura em algumas castas na Índia.

►►►  Noivas, apostem no visual clean

Os vestidos inicialmente possuíam cores variadas, mas tinham de ser suntuosos, luxuosos. Vale ressaltar mais uma vez que o casamento era arranjo comercial.  Os vestidos podiam ser de qualquer cor, inclusive muito se usou vermelho em épocas mais remotas, como na Idade Média e em culturas diferentes, como no Japão, Índia e China. Em Roma, por exemplo,  romana, podia-se usar um véu vermelho escuro, quase em tom de vinho, sobre uma túnica amarela cor de açafrão. Já na Grécia antiga, as mulheres usavam cores escuras,  inclusive estampados.Vestido-de-Noiva-HistóriaDurante o renascimento, os vestidos de noivas pretos eram os que dominavam a cena. Eles ainda eram pesados e muito luxuosos.

Já sobre a origem do vestido branco, não há uma consenso, a rainha Mary Stuart, da Escócia, foi pioneira e aderiu ao branco no século XVI. Uma das explicações para a escolha foi que Mary Stuart fez uma homenagem à família Guise, de sua mãe, que tinha a cor branca no brasão. Outra possível origem da presença da cor branca é uma relação do vestido de Catarina de Médici. O branco teria sido atribuído à pureza da noiva. Pegou.

Publicidade:

►►►  Dicas de maquiagens para noivas

 

Você também vai gostar desses...