Como Tornar as Aulas Mais Dinâmicas na Pré Escola

Publicidade:

O período pré-escolar é um dos mais importantes da vida escolar da criança, pois ele é o primeiro contato com o ambiente estudantil e, muitas vezes é também o primeiro contato com outras crianças. Para tornar esse momento mais leve e agradável para as crianças, é essencial que o professor o torne mais dinâmico e leve.

Para atingir esse dinamismo, é essencial que o profissional mantenha-se atualizado. Apesar de não trabalhar disciplinas específicas como Português e Matemática, o professor tem que sempre estudar novas técnicas de ensino e abordagem a serem praticadas com os alunos. Diversos autores, como por exemplo, Paulo Freire são facilmente encontrados em materiais disponíveis gratuitamente na internet.

Outra questão é o uso da tecnologia em sala de aula. Atualmente, as crianças começam a ter contato com tablets e smartphones desde cedo e, por isso, aproveitar os recursos tecnológicos como aplicativos, jogos educativos e vídeos auxiliam no aprendizado, pois além de prender mais facilmente a atenção dos estudantes, também proporcionam o estímulo do raciocínio lógico através de métodos lúdicos.

Publicidade:

►►►  Jogos de alfabetização para praticar a leitura e a escrita

Além disso, o estimulo da interação entre os alunos dentro da sala de aula proporciona socialização e incentiva o trabalho em equipe. Com isso, a criança aprende à se expressar melhor e se relacionar com alunos de diferentes personalidades. Para isso, vale utilizar recursos como brincadeiras de roda, atividades em grupo e gincanas.

Outro ponto importante a ser trabalhado em sala de aula é a questão do comportamento. Hoje em dia, é comum as crianças chegarem à idade escolar com péssimos hábitos que prejudicam o convívio com os outros alunos. Ensinar e incentivar regras para melhorar esse convívio, com ordem e disciplina se torna mais fácil com a aplicação de tarefas e a valorização dos bons exemplos dentro da classe. Mais é também importante pedir o auxílio dos pais para que esses ensinamentos sejam aplicados em casa, para que seja a criança se habitue.

Permitir que o aluno tenha o tempo necessário para concluir cada tarefa é essencial para não causar estresse desnecessário e para que a atividade seja assimilada corretamente pelo estudante.

►►►  Atividade Pedagógica: Dia do Índio

Mas sem dúvida a maior dica é tornar a aula mais divertida e movimentada, fazendo uso de jogos, gincanas e brincadeiras, além da criação de projetos que envolvam todos os estudantes, utilização de músicas, vídeos e todo recurso lúdico que prenda a atenção dos pequenos.

Dinamismo-na-Escola Dar-Aula-Dinâmica-Para-Pre-Escolar Boa-Aula-Dinâmica-Para-Pre-Escolar Aulas-Divertidas-na-Escola Aula-Dinâmica-Word-Paint Aula-Dinâmica-e-de-Desenvolvimento Aula-Dinâmica-Eu-Respiro-e-Corrida-Maluca Aula-Dinâmica-Garrafa-dos-Elogios Aula-Dinâmica-na-Escola Aula-Dinâmica-Dança-das-Cadeiras Aula-Dinâmica-Borboleta-Voando-e-Pingue-Pongue

Você também vai gostar desses...