Como cuidar e cultivar a Palmeira Jerivá

Publicidade:

O jerivá ou Syagrus romanzoffiana é uma palmeira muito conhecida popularmente por outros nomes como Jerivá, Baba-de-boi, Coco-de-babão, Coco-de-cachorro, Coco-de-catarro, Coqueiro, Coqueiro-gerivá, Coquinho, Coquinho-de-cachorro, Gerivá, Jeribá, Jerivá, Palmeira-jerivá. Trata-se de uma planta classificada como palmeira na catalogação internacional de plantas. Palmeira-Jerivá-CultivoPertencente à família das Arecaceaes, desenvolve – se muito bem em climas como equatorial oceânico, subtropical e tropical. É uma árvore que se originou na América do Sul, e pode ser encontrada na Bolívia, e no Brasil. Com ciclo de vida perene, pode ultrapassar os 12 metros de altura, tranquilamente. Gosta de meia sombra assim como sol pleno.

Bela-Palmeira-Jerivá Elegante e único. É assim que se pode caracterizar esta palmeira cujo diâmetro de seu caule pode chegar a 60 cm de diâmetro. Suas folhas são longas, com 2 a 4 metros de comprimento, arqueadas, pendentes, pinadas e com numerosos folíolos.Palmeira-Jerivá-MaravilhosaJá suas inflorescências acontecem o ano inteiro, em cachos pendentes, grandes, ramificados, com pequenas flores de cor amarelo creme. Seu fruto é do tipo drupa, de cor amarela ou alaranjada, de formato globoso a ovoide, com polpa fibrosa, suculenta e doce. Cada fruto contém uma única semente, como um minúsculo coco, de sabor amendoado. Tanto os frutos, como as sementes dos jerivás são comestíveis. Também produz palmito.

Cultivo-de-Palmeira-Jerivá Trata-se ainda de uma palmeira que é largamente apreciada em projetos paisagísticos. Os jerivás podem ser utilizados isolados, em grupos ou renques. Como o seu ar é imponente e também majestoso, isto ajuda a criar projetos de jardins sofisticados a um custo não tão elevado, se comparado a outras palmeiras. Da mesma forma, seu jeitão tropical é perfeito para jardins descontraídos à beira-mar ou em sítios. O jerivá também é muito atrativo para a fauna silvestre.Cultivo-Palmeira-Jerivá O curioso é que suas inflorescências atraem muitas abelhas para circularem em torno de seus frutos. E mais interessante ainda é que estando a palmeira jerivá em ambiente natural, ela também atrai outros dois tipos de animais – as raposas e os cachorros do mato.Maravilhosa-Palmeira-Jerivá A palmeira jerivá é uma árvore forte. Deve ser cultivado sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Quando jovem esta palmeira aprecia o sombreamento parcial. Tolera bem o frio e o calor, adaptando-se a uma ampla variedade climática, no entanto, aprecia a umidade tropical.Palmeira-Jerivá No entanto, resiste muito bem ao transplante, mesmo os indivíduos adultos. Multiplica-se por sementes postas a germinar em recipientes com substrato arenoso, mantido úmido.

Publicidade:

►►►  Conheça a erva mate, saiba como cultivar e cuidar

Palmeira-Jerivá-CultivarPalmeira-Jerivá-Divina Palmeira-Jerivá-em-Estacionamento Palmeira-Jerivá-em-Parque Palmeira-Jerivá-LindaPalmeira-Jerivá-na-Praca Palmeira-Jerivá-no-Quintal Palmeira-Jerivá-no-Terreno Palmeira-Jerivá-Perto-de-Rio

Você também vai gostar desses...