Pelotas, Uma Cidade Linda e Importante no Sul do Brasil

Publicidade:

Cidade das charqueadas. É assim que a cidade de Pelotas, um dos mais importantes destinos turísticos do sul do Brasil começa a ser descrita aos milhares de visitantes que cada vez mais tem buscado a cidade para apreciar as belezas gaúchas. A cidade que no século XIX era a maior produtora de charque – hoje mais popularmente conhecida como ‘carne seca’, era também a garantia de riqueza para toda a região, já que nela estavam as maiores fazendas produtoras de carne na época.

Hoje restam apenas duas grandes fazendas, que foram restauradas e são abertas à visitação. Uma delas, a São João, serviu de locação para a minissérie global “A Casa das Sete Mulheres”. Já na Santa Rita, uma visitação guiada apresenta os jardins, os galpões, onde a carne era armazenada e o Museu do Charque, com exposição de painéis, roupas e objetos.

Pelotas, portanto, é um convite a reviver a história do Brasil, em parte desconhecida pelo grande público. Saindo de lá, vá direto ao Parque da Baronesa, instalado também em uma antiga chácara, possuijardins contornados por canteiros simétricos, chafarizes, grutas, lagos e pontes rústicas, onde o visitante encontra um rico museu, que conta com mais de 2 mil objetos da antiga dona da casa.

►►►  Minas Gerais, visite o que a terra mineira tem de melhor

Também vale dar uma passeada pelos arredores da praça Coronel Pedro Osório, onde há outras tantas construções do século XIX. A grande parte dela foi reforma e reaberta à visitação pública.  Entre elas estão os prédios da Prefeitura, da Biblioteca Pública, do Grande Hotel, do Teatro Guarany e do Mercado Público.

Pelotas ainda é conhecida não somente por sua história, mas também por suas ricas e deliciosas guloseimas. É quase impossível resistir aos doces apresentados nas vitrines repletas de pastéis: são os pastéis de Santa Clara, os bem-casados, os camafeus, os quindins e os doces de frutas – em calda, cristalizados e em pasta. Tudo muito saboroso, atrativo e irresistível.

Depois de descobrir a história e saborear os docinhos locais, nada melhor do que uma caminhada pela praia do Laranjal, na beira da Lagoa dos Patos, acerca de 13 quilômetros da cidade. Trata-se de um ponto de encontro da juventude dentro e fora d’água. Laranjal é umaenseada acompanhada por um calçadão repleto de bares, restaurantes e lojas. Os adeptos do windsurfe do kitesurfque deixam a paisagem bem mais vida em tempos de invernos duros.

Publicidade:

►►►  Os Encantos de São José dos Campos no Interior de São Paulo

Arquitetura-em-Pelotas Doces-de-Pelotas Linda-Arquitetura-Antiga-em-Pelotas Linda-Cidade-de-Pelotas Lindas-Arquiteturas-de-Pelotas Pelotas Pelotas-Bela-Cidade Pelotas-Linda-Arquitetura Pelotas-Linda-Cidade Pelotas-Ponte Pelotas-Turismo-Rural Pesca-em-Pelotas

Você também vai gostar desses...