Cuidados com o umbigo do Bebê

Publicidade:

O cordão umbilical, é o que liga o bebê a placenta dentro do útero, e é o responsável por transportar os nutrientes e o oxigênio necessários para que a criança possa sobreviver. Quando acontece o nascimento do bebê, este cordão é cortado em um procedimento indolor, e um pedacinho, que tem em torno de 2 a 3 centímetros costuma ficar ligado á sua barriga no recém-nascido.

Qual o tempo que ele demora em cair?

O cordão umbilical costuma cair entre 10 e 21 dias depois do nascimento das crianças, e o coto irá secar, ficar preto e cair. No lugar dele, primeiramente fica uma pequena ferida que poderá levar de uma semana há 10 dias para cicatrizar, por este motivo é importante se ter alguns cuidados.

O dia que cair o umbigo do bebê, deverá variar muito de criança para criança. E ás vezes o cordão poderá ainda demorar até mais do que 21 dias para cair sem que exista maiores problemas. Caso aconteça uma demora, procure contatar o pediatra da criança para que tenha certeza de que tudo deverá estar acontecendo como o esperado.

Publicidade:

►►►  Cuidados Com as Flores no Outono

Cuidados especiais com o umbigo

O coto do umbigo deverá ser mantido limpo e seco para que se evite possíveis infecções, as bactérias que poderão viver naturalmente na nossa pele poderão provocar infecções no coto.

Em algumas regiões que não tenham condições de higiene, a contaminação do coto poderá levar ao tétano, o que é uma infecção muito perigosa principalmente para recém nascidos.

Normalmente os médicos brasileiros orientam as mães a passarem cotonetes com álcool a 70% que é vendido nas farmácias, no coto, e em todas as trocas de fralda, e o deixar secar de forma natural. Você ainda poderá cobrir o coto com a fralda, quando ele estiver bem sequinho, jamais coloque algum tipo de faixa.

Em seguida procure sempre lavar as mãos antes de cuidar do umbigo, lave também as mãos antes e depois de trocar a fralda da criança.

Se por acaso o coto ficar sujo procure o limpar com água e sabão ou mesmo só com água apesar disto é melhor que utilize o sabonete para limpar. Depois disto procure aplicar álcool.

►►►  Como diminuir os efeitos dos saltos altos a longo prazo?

 

Você também vai gostar desses...