Cuidando do bebê: a importância do toque para o bebê

Publicidade:

Depois de um longo dia de trabalho, muitos pais e mães não esperam a hora de chegar em casa e dar um longo e apertado abraço em seu filho ou sua filha. A sensação é ótima, mas saiba que isso é recíproco. Quanto mais os pais tenha contato físico com o bebê, de qualquer idade, melhor para a crianças.

De um modo geral, uma pesquisa foi realizada recentemente dizendo que o abraço entre qualquer pessoa ajuda a diminuir o stress e a ansiedade. É por isso que sempre que estamos passando por um momento difícil pedimos um abraço de alguém, e realmente faz com que as pessoas se sintam melhor. O efeito comprovado é químico, já que o abraço libera uma substância no corpo chamada Ocitocina, que e conhecido também como hormônio do amor. Mas esta liberação acaba sendo bem mais forte quando o abraço acontece entre pessoas que tenham algum laço.Tocando-no-Bebê É como não existe laço maior do que entre uma mãe e seu filho, quando acontece este abraço, a criança fica bem mais calma, na medida que também vaia aprendendo como controlar a própria ansiedade. Mas não é a apenas o abraço que faz este efeito positivo na vida dos pequenos, qualquer toque materno realmente já ajuda as crianças a ficarem bem mais calmas.

►►►  Grávida de gêmeos, e agora?

Além disso, pesquisadores salientam outras importâncias que o toque materno possui na vida da criança pequena. Por exemplo, as pequenos acabam tendo mais facilidade em conhecer os limites do corpo, porque é justamente nesta idade que eles estão entendendo o seu espaço físico no mundo. Outro benefício muito interessante do toque é a constatação da presença física. Alguns médicos dizem até que o toque é algo muito mais poderoso do que o olhar. Através do toque, a criança realmente passa a sentir e perceber com maior intensidade a presença da mãe.Tocando-no-Seu-FilhoUma técnica cada vez mais popular entre as mães brasileiras é Shantala, que é uma massagem indiana que atua por meio da repetição de alguns toques suaves no bebê para relaxar e também para diminuir as cólicas da criança.

 

Publicidade:

Você também vai gostar desses...