A 10º e 11º semanas de gravidez

Publicidade:

Durante a décima semana de gestação os sintomas de náusea tendem a desaparecer por completo e os sintomas emocionais ficarem mais desequilibrados, onde em alguns momentos a futura mamãe pode estar chorando e logo em seguida rindo.

É nesta fase que o corpo começa a ficar cada vez mais pesado e a gestante começar a sentir leves dores nas pernas e costas, sendo fundamental a atividade física para controlar os sintomas, que devem ser caminhada, hidroginástica, pilates, alongamento, yoga e até mesmo danças calmas. Todas as atividades físicas devem ser feitas moderadamente, principalmente se a futura mamãe não praticava atividades antes de engravidar. É de extrema importância que o professor seja comunicado sobre a gestação e que qualquer atividade física escolhida seja acompanhada pela obstetra.11-Semanas Neste momento o bebê já está medindo aproximadamente 3,10 centímetros e estará mais ativo, mas seus movimentos ainda são leves, o que dificulta senti-lo. Portanto quando a futura mamãe estiver pensando ou fazendo outra coisa, provavelmente não sentirá os movimentos, mas quando relaxar e colocar a mão sobre o abdômen poderá sentir pequenas pulsações.

►►►  Dicas de cuidados na gravidez de gêmeos

Na décima primeira semana de gestação o bebê já cresceu um centímetro e está medindo 4,10 centímetros. Ele começa a ter sensibilidade nas palmas da mão, fazendo com que sinta tudo em que encosta, seu olfato assim como os outros sentidos começaram a desenvolver rapidamente. Por isso, é comum que ele comece a descobrir o próprio corpo, tentando pegar o nariz, cordão umbilical, boca e outros.11-Semanas-GravidezDurante o exame de ultrassonografia é possível flagrar cenas como a do bebê estar chupando o dedo e é neste momento que a mamãe começa a se sentir mais próxima de seu bebê e querer proteger o próprio ventre. Provavelmente os sintomas como ânsia já desapareceram, mas os de azia e dores de cabeça tendem a piorar.

Algumas gestantes podem desenvolver anemia, por isso, o aumento do consumo de ferro é fundamental, podendo ser ingerido através de alimentos ou de medicações. Todos os sintomas comuns variam de mulher para mulher e de gestação para gestação, não sendo regra. Por isso, a futura mamãe deve sempre comunicar o médico quando sentir algo novo, mesmo que pareça insignificante.

►►►  As 8ª e 9ª semanas de gravidez

 

Publicidade:

Você também vai gostar desses...