Dicas para quem quer começar a empreender

Publicidade:

Um empreendedor é um gerador de riquezas. É assim que em diferentes culturas, como a norte – americana,quem se torna um grande empreendedor acaba sendo visto e cultuado em sua comunidade. Os empreendedores costumam ser vistos como os grandes protagonistas das grandes mudanças que aconteceram no mundo. Mesmo não sendo um grande engenheiro, Steve Jobs é o grande ícone da cultura digital, por ter não apenas se mostrado audacioso, mas também um empreendedor que teve a coragem de mudar o meio em que vivia. Independente do que tivesse que fazer, inspirava qualquer um, por ódio, ou amor, onde quer que ele circulasse.
Empreender

E talvez esta seja a primeira grande característica que deve ser observada por quem quer começar a empreender. Muitas são as perguntas que se fazem as pessoas que são inspiradas por esses ícones, como Steve Jobs e tantos outros ao longo da história, a buscar pela oportunidade de ter o próprio negócio, ser patrão e não ter mais que contar apenas com a rotina de um emprego tradicional. No entanto, é também muito importante saber despertar o lado empreendedor dentro de cada um. E isto nãos e reserva apenas ao fator inspiração, mas sim, muito trabalho, perseverança, estudo e, principalmente, coragem para enfrentar todos os desafios que estarão pela frente, a partir do momento em que o colaborador se transformar em seu próprio patrão.

►►►  Principais características de um empreendedor de sucesso

E de acordo com todos os especialistas no assunto, talvez essa última característica deva ser sempre a prerrogativa principal de quem quer empreender, ou quem quer começar a empreender. Um empreendedor, mesmo por mais planejado que seja, nunca sabe onde os riscos o levarão de fato. Não se sabe, nunca, ao certo, quais serão as implicações em relação a tipos de decisões de mercado, de contratação e despensa de funcionário, de aceitação de mercado, e assim por diante.Começar-a-Empreender

Assim como é muito interessante que o empreendedor encare o sucesso – que é sempre bem-vindo, também poderá acontecer de ter de aceitar a falência do negócio muito antes do que se esperava. Isso é ter coragem, portanto, para enfrentar a situação seja ela qual for.

Quem quer começar a empreender e tem tempo e uma reserva para investir, uma boa saída é fazer uma preparação antes, com um bom coaching de empreendedorismo. O intuito é desenvolver o mais profundamente possível todas as habilidades necessárias que um empreendedor precisa ter. Em muitos casos, há um empreendedor mais agressivo que nem se sabia existir dentro da pessoa. O coaching de empreendedorismo ajudará até mesmo a traçar as metas que deverão ser atingidas em curto, médio e longo prazos. Sem contar que as habilidades menos propensas a aparecerem – e necessárias para o desenvolvimento do negócio – serão trabalhadas pelos profissionais que atuam com o desenvolvimento e preparo de empreendedores. O mesmo irá acontecer com aquelas habilidades que não devem se sobressair em um empreendedor de sucesso.Homem-Empreendedor

►►►  O que um futuro empreendedor precisa saber para ter sucesso

Mas não é somente isso. A frase insigne de que é importante ter paixão pelo que faz é verdadeira, pelo menos na premissa de um empreendedor. Quem tem paixão pelo que faz terá maiores chances de passar pelos períodos de provação do trabalho empreendedor. Sem contar que esse é um sentimento altamente motivador que permite desenvolver habilidades para criar um diferencial a ser oferecido aos clientes e ao mercado.

Outra questão para quem quer começar a empreender é ter foco. Todas as atividades que não permitem ter foco no desenvolvimento do seu negócio precisam sim ser eliminadas. Elimine atividades que não trazem resultados e concentre-se no que pode render mais clientes e receita. Em vez de fazer muitas coisas simultaneamente, faça poucas e seja bom nelas.Mulher-Empreendedora

Procure boas e fortes parcerias. Caso esteja querendo abrir um negócio inovador, mas não tem recursos financeiros, hoje há empresários que buscam pessoas que tenham boas ideias e estejam a fim de trabalhar como empreendedores para financiar os seus negócios.  e não são poucos e o investimento não é escasso.

►►►  Por que as mulheres são mais empreendedoras

Comece do zero. Entenda o seu negócio, o seu mercado, o seu cliente. Faça contatos, se estruture. Somente depois de tudo estar muito bem planejado dê o pontapé inicial em seus trabalhos.

Publicidade:

Enxergue em cada detalhe uma oportunidade, além de se preparar para estaraberto a todos os novos horizontes. Empresários de sucesso compreendem que mudanças são inevitáveis e que adaptar-se a elas é imprescindível para que o empreendimento cresça.Desenvolva sua capacidade de liderar e trabalhar em equipe. Um empreendedor éo líder da empresa, por isso, ele precisa aprimorar sua habilidade de observar, ouvir, estimular e gerir seus colaboradores para obter bons resultados.

Sempre busque aprendizagem. A inovação e a criação não andam sem o conhecimento. Aquilo que pode ser considerado uma bobagem para alguns pode ser o modelo definidor de seu negócio. Vale lembrar, novamente, que Steve Jobs teve a capacidade não somente de inspirar, mas criar objetos de uso pessoal que hoje, ninguém viveria sem.

 

Você também vai gostar desses...