Exames importantes antes da gravidez

Publicidade:

Para os casais que estão fazendo uma gravidez programada, que é quando existe toda uma preparação para que o seu filho ou a sua filha venha ao mundo, sem grandes surpresas, existe uma série de preparativos que devem ser feitos para que tudo acontece conforme o previsto. E isso inclui uma série de exames que devem ser feitos pelo casal, mas principalmente pela mulher, para que a gravidez transcorra com a maior naturalidade possível.Exames-Antes-da-Gravidez De acordo com médicos que foram consultados, é fundamental que as mulheres que estejam se preparando para engravidar façam exames gerais para saber como anda o estado de saúde como um todo, mas principalmente em alguns pontos específicos, como: sorologia para rubéola e toxoplasmose, glicemia, papanicolau e ultra-sons para diagnosticar possíveis malformações dos órgãos reprodutivos. Geralmente as mulheres estão mais acostumadas a fazerem estes exames porque costumam estar sempre consultando o seu médico ginecologista.

Mas é importante que o casal também faça alguns exames que são necessário tanto em homens quanto em mulheres. Por exemplo, é muito importante que o casal verifique se não possui algumas das DST’s mais famosas e preocupantes no caso de uma gravidez, como sorologia para hepatites, sífilis e HIV. Outros exames que tanto homens quanto mulheres também poderão fazer e que realmente vão ajudar a entender melhor o que estará por vir na vida dela em termos de gravidez é um hemograma e também a verificação da tipagem sanguínea.Exames-Antes-GravidezUm exame que recomendado para os homens que também estão envolvidos neste processo de tentativa de gestação é um espermograma, que basicamente checa a saúde de um modo geral dos espermatozoides dele. Este exame ganha ainda mais importância se o casal já estiver tentando engravidar a um determinado tempo e esteja tendo dificuldades, porque o problema pode realmente aparecer nos espermograma.

►►►  Sexo na gravidez: Pode ou não pode?

Quando todos estes exames são realizados com antecedência, uma série de problemas podem ser resolvidos antes mesmo de terem se tornado um problema, o que já pode ser bem diferente quando a mulher já está grávida. Vale a pena consultar o  seu médico para solicitar as requisições necessárias.

 

Publicidade:

Você também vai gostar desses...