Malefícios do cigarro para quem deseja engravidar

Publicidade:

O tempo todo estamos vendo na mídia o quão prejudicial é para a nossa saúde, de um modo geral, o uso do cigarro constante. Afinal de contas, é um vício que está sendo extremamente combatido por diversos setores do governo, que estão fazendo de tudo para evitar que as pessoas fumem. Isso porque o cigarro é um dos maiores causadores de doenças no organismo da pessoa, aumentando muito os gastos com saúde pública, e por isso o interessa na campanha de prevenção contra o cigarro. Mas para quem está pensando em engravidar, o cigarro pode ter um efeito ainda mais devastador.Cigarro-e-Gravidez Confira alguns dos problemas que os cigarros trazem para a vida de quem está tentando ter um filho ou uma filha:

– Diminuição da fertilidade: O cigarro diminui drasticamente a fertilidade na mulher, sendo assim ela terá bem menos chances de conseguir engravidar. As substancias que estão presentes no fumo interferem na capacidade ovulatória feminina, e pode atrapalhar até mesmo os tratamentos de gestação assistida.

►►►  As 6ª e 7ª semanas de gestação

– Gravidez Ectópica: A gravidez ectópica acontece quando o ovulo que foi fecundado não consegue seguir o seu caminho natural até o útero, ficando no caminho nas trompas. O cigarro é um dos causadores deste problema, pois suas substancias atrasam o trabalho de movimentação dos cílios que fazem com que o óvulo façam este movimento.Gravidez-e-Cigarro– Aumento do risco do aborto espontâneo: Para as gestantes que fumam muito antes de engravidar as chances que elas terão de sofrer o chamado aborto espontâneo aumenta entre três vezes mais do que em mulheres que não fumam. O cigarro causa a falta de oxigenação de praticamente todos os tecidos do corpo, incluindo a região uterina, o que torna o ambiente menos propício para abrigar um óvulo fecundado.

– Placenta prévia: Quando a mulher está grávida existe a chance que a placenta se implante em locais que não sejam adequados do útero, o que pode causar problemas durante a gestação. O uso do cigarro aumenta a chance que isso acontece, pelo mesmo motivo anterior: falta de oxigenação.

Publicidade:

►►►  Como lidar com pai ausente na gravidez

Portanto, o ideal é que as futuras mamãs larguem o cigarro bem antes de começar a tentar engravidar.

 

Você também vai gostar desses...