Os incômodos na gestação: azia, hemorroidas e prisão de ventre

Publicidade:

Nos momentos finais da gestação mesclam-se os sentimentos de ansiedade pela chegada ao mundo do filho querido aos desconfortos que cada vez se agravam no decorrer de nove meses de gravidez. Ainda que sejam totalmente normais, pois há todo um conjunto de mudanças no corpo da mulher para abrigar uma vida em seu ventre, algumas dessas reações são bastante desconfortáveis e não passam despercebidas. Entre elas, destacam-se:Gravidez-Azia Constante sensação de queimação e azia. Com a proximidade do parto, a placenta tem seu volume cada vez mais aumentado, de modo a suspender o músculo do diafragma, tolhendo a capacidade de armazenamento do estômago. Simultaneamente a esse fenômeno, o funcionamento do estômago e do esôfago sofre alterações em seu funcionamento devido ao desregramento hormonal próprio da gravidez. Isso tudo gera uma forte sensação de queimação e azia. Para que esse desconforto se amenize, recomenda-se comer menos e mais vezes durante o dia, mastigando bem os alimentos, não mesclando líquidos ao se alimentar, tampouco se deitando após as refeições. É bom que as gestantes evitem as comidas gordurosas e os doces, preferindo as refeições integrais e naturais;

►►►  As 8ª e 9ª semanas de gravidez

Surgimento de hemorroidas. Trata-se de varizes que nascem na região do ânus e que causam constrangimento, coceira, inchaço e dor. É um sintoma característico no final da gravidez, pois, é nessa época que a dilatação dessas veias aumenta, devido à pressão que o útero faz sobre os vasos sanguíneos. As gestantes costumam passar por dificuldade extrema de evacuação, sugerindo, pois, que não se force a ida ao banheiro devido ao risco de rompimento dessas varizes. É bom que se ingira muito líquido e comidas naturais ricas em fibras, além da prática moderada de exercícios físicos.

Persistente prisão de ventre. Com todas as sensações da maternidade em seus momentos finais, a gestante se depara com um intestino preguiçoso e que pouco vai ao banheiro. Essa situação causa o ressecamento das fezes dentro do organismo, dor, acúmulo de gases e muito desconforto para a grávida. A dica é a ingestão de fibras e de bastante líquido durante o dia. Não deixe de visitar um médico de sua confiança sempre!

►►►  Dicas para uma alimentação saudável na gravidez

Gravidez-Incômodo

Publicidade:

Você também vai gostar desses...