Quer emagrecer com saúde? Que tal incluir a batata doce em sua dieta

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Um alimento que, por muito tempo, foi bem desprezado das dietas de modo geral, está figurando como um dos queridinhos nas dietas de gente famosa. Trata-se da batata doce, um tubérculo que é fruto da família das convulvoláceas, plantas nativas das Américas, cujas folhas também são comestíveis. A batata doce é um alimento muito barato – o custo do quilo da batata doce costuma ser inferior ao da lavada, tradicional, usada em purês, frituras e diferentes pratos.Batata-Doce

No entanto, como ela tem sido revisitada nos cardápios, menus e dietas, prometendo fazer milagres em quem quer emagrecer, a pergunta que não quer calar é se de fato, há comprovações científicas de que a ingestão de batata doce engorda, ou ajuda a emagrecer.Batata-Doce-Deliciosa

A resposta, de maneira bem simples, é que depende do que se deseja. A batata doce ajuda a manter o equilíbrio de peso, em quem pratica exercícios que queimem muita caloria. Ela ajuda a ganhar massa muscular e a manter o peso, já que é uma fonte de carboidratos, mais leve e que queima com mais lentidão no organismo.Batata-Doce-Para-a-Dieta

O fato é que a batata doce é uma fonte de energia muito rica, já que contém carboidratos que não elevam as taxas de açúcares do sangue. Por isso, o consumo em pequenas quantidades de batata doce é altamente indicado para quem pratica atividades físicas mais intensas, ou que gasta muita energia, diariamente. Se, ingerida em quantidades pequenas, vai ajudar aqueles que, por uma razão ou outra, não conseguem perder peso. Ela pode substituir, por exemplo, um prato de arroz com feijão. Comer uma pequena porção de purê de batatas doce com um filé de frango grelhado permite uma alimentação rica, saudável e muito leve.Batata-Doce-Para-Dieta

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Mas, não é apenas isto. A ingestão de batata doce também corrobora no controle de algumas doenças, como é o caso de quem tem diabetes. O controle se dá por conta de substâncias presentes na batata doce, que controlam o índice glicêmico.

Vale salientar que a ingestão de batata doce não deve ser feita em uma quantidade significativa, todos os dias. Ela também precisa ser combinada a outros alimentos, que também não sejam tão calóricos. Uma vez que ela diminui o apetite, por conter uma grande quantidade de fibras, tem o efeito de inibir a fome. Então, o ideal é consumir na forma de purês, sem acompanhamento de arroz, outra fonte rica em carboidratos, carne e demais legumes.Dieta-Com-Batata-Doce

A ingestão de batata doce ainda ajuda a manter o sistema imunológico em dia, já que é rica em vitamina A. Há ainda um alto teor de água na batata doce, o que sugere que, durante as refeições, seja ingerido pouco líquido ou nenhum, como os sucos de frutas, iogurtes e leite. Para quem quer emagrecer, também é proibida a ingestão de bebidas que contenham açúcares refrigerante, uma vez que ele deve ser retirado da dieta de quem quer emagrecer

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A melhor forma de obter todos os benefícios que a batata doce pode oferecer é fazer o cozimento dela sem retirar a casca. E há um cuidado também no processo dos pratos que tenham por ingrediente principal a batata doce. A batata doce cozida oferece até 125 calorias em energia, quando assada as calorias se elevam, então, prefira cozimentos no vapor.Dieta-Com-Batatas-Doce

A batata doce fornece muita energia para quem pratica musculação. Também auxilia na queima de gordura ruim, a ajuda a aumentar a massa muscular, uma vez que libera glicose no sangue, mas de forma lenta e controlada.

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A batata doce no Brasil possui uma cloração amarelada, ou mais alaranjada. Na Ásia e nos Estados Unidos, as batatas roxas são as mais comuns, e de acordo com os especialistas, elas contêm compostos chamados antocianinas, que possuem propriedades antioxidantes poderosas. Os pesquisadores estudaram os efeitos da batata doce roxa nos adipócitos, ou células de gordura, e descobriram que ela ajuda na diminuição na secreção de leptina, um hormônio que tem um papel no controle do metabolismo de gordura, indicando que a batata doce roxa pode promover perda de peso e prevenir obesidade.

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Quem quer emagrecer se valendo das propriedades da ingestão desse tubérculo, faça uso em especial durante o almoço. No jantar, somente em dias em que o treino for mais intenso. No entanto, ela não deve ser a única fonte de alimento, deve vir acompanhada por outros pratos que sejam ricos em proteína, que tenha pouca gordura, como carnes brancas – peixes, frango sem pele, peru, e até ovo. Deve-se ainda acrescentar uma salada verde com legumes, para fornecer ao corpo uma alimentação bem equilibrada.

Outra dica é fazer a adição de batata doce em sopas. Sem que haja a adição de outras misturas de batatas ou outras fontes de carboidrato. Quem quer emagrecer deve fugir de macarrão em sopas, por exemplo. Se usar a batata doce coloque apenas verduras e legumes leves, como abobrinha, chuchu, vagem.

 

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