Tipos de cascalhos para aquários e suas diferenças

Publicidade:

Há vários tipos de cascalhos vendidos no mercado destinado ao aquarismo. Contudo, é muito comum que os aquaristas iniciantes não façam a aquisição do tipo adequado para o seu aquário, por conta, principalmente, dos parâmetros da água, e por vezes, por causa da questão estética.

O cascalho do tipo laterita é largamente usado em aquários plantados. Ele possui a função de fornecer ferro para as plantas. A laterita é usada junto ao substrato fértil – uma camada abaixo do cascalho. Esse tipo cascalho não é aconselhável estar em contato direto com a água, ou seja, não pode ser a camada superior do solo, pois sua grande concentração de ferro pode causar problemas para certas espécies de peixes, principalmente, as mais frágeis. Por outro lado, não é um tipo de cascalho que altera o pH da água.Belo-Cascalho-Para-Aquario Já o basalto ou cascalho negro, como é largamente conhecido, é muito empregado em montagens plantadas pelo seu ótimo contraste com o verde das plantas. Realmente ele produz um efeito bem especial. Esse é um cascalho é classificado como externo, e deve ser usado na camada mais superior do solo. O basalto também é rico em ferro, porém, não se têm nenhum relato de que possa afetar os peixes. Ele não altera o pH.

Publicidade:

O cascalho de rio, muito conhecido e talvez o mais popular, é usado especialmente para a  montagem de aquários que recebem os kinguios e aquários não-plantados ele não  retém muito bem as plantas e, por alcalinizar a água. Esse cascalho, como todos os outros, pode ter várias granulometrias e, é para ser usado na camada externa do substrato, ou seja, para ter contato direto com a água.  Não é aconselhável o uso desse cascalho em aquários ácidos, pois aumenta muito o pH.Cascalho-Para-Aquario A areia também funciona bem como cascalho, por ser acessível e ter um ótimo resultado, em diferentes tipos de montagem. Tanto os aquários comunitários, as beteiras ou os plantados, podem utilizar a areia como um tipo de cascalho. A areia alcaliniza um pouco a água, mas pode ser resolvido rapidamente, pois não é tão forte quanto a do cascalho de rio. Ela também é  usada como camada inerte – aquela que fica acima do substrato – para que os nutrientes não entrem em contato com a água, além disso, segura bem as plantas.

A aragonita é um tipo de cascalho composto de carbonato de cálcio, considerado alcalinazador, e costuma ser indicado para montagens de aquários marinhos e para os ciclídeos africanos. Pode ser usado em aquários de água muito ácida, em pequena quantidade no filtro, para aumentar o pH. Ela ainda é usada na camada mais externa diretamente  em contato com a água.

Lindo-Cascalho-Para-Aquario